ALGUMAS DICAS DE COMO CULTIVAR E CUIDAR DE AZALÉIAS!!!

Posted on Updated on

Azaléia

Família: Ericáceas
Origem: China e Japão
Porte: Atinge até 2 m. de altura
Floração: inverno e início da primavera
Propagação: estacas de galho
Luminosidade: sol pleno/meia-sombra
Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco

A azaléia, um arbusto da família das Ericáceas, tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo maciços em jardins, alegrando corredores e entradas mesmo plantada em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso. Outro segredo é que a azaléia é uma planta relativamente rústica e resistente: suporta com bravura certas condições bem adversas e, por isso, é muito usada em jardins e praças públicas, dando um toque de “vida” até mesmo nos canteiros das grandes avenidas de cidades como São Paulo, tão castigada do ponto de vista ecológico-paisagístico.
A variedade mais popular no Brasil é a Rhododendron indicum, que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, mas graças à intervenção humana, pode ser encontrada em inúmeras matizes chegando até ao vermelho brilhante.

Solo: Por ser um arbusto rústico, a azaléia adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produza uma florada exuberante, o ideal é cultivá-la usando a seguinte mistura de solo:
· 2 partes de terra comum de jardim
· 1 parte de areia
· 1 parte de composto orgânico

Luminosidade e regas: As azaléias não florescem dentro de casa e precisam de luz solar plena para crescerem bem. Para mantê-las em áreas internas, deixe as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela. O cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Adubação: Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes para a azaléia. Adube uma vez por mês com a seguinte mistura:
· 1 parte de farinha de ossos
· 1 parte de torta de mamona
Se for utilizar fertilizante químico, dê preferência para aqueles ricos em fósforo (o P da fórmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Ex: um NPK de fórmula 4-12-4.

Podas: Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaléias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.

Controlando problemas

Galhas – folhas e pétalas atacadas tornam-se espessas e deformadas apresentando, às vezes, manchas esbranquiçadas. As extremidades dos ramos também podem manifestar o problema, tornando-se “esgalhadas”. Controle: Elimine as partes afetadas e utilize um fungicida do tipo Calda Bordalesa.

Oídio – A planta apresenta manchas esbranquiçadas na frente e verso das folhas e até no cálice da flor. Com o tempo, as folhas apresentam coloração cinza escuro e começam a cair prematuramente. Controle: Reduza a quantidade de água nas regas, isole as plantas atacadas ou suspeitas e faça pulverizações com fungicida em casos mais severos.

Seca de ponteiros – Apresenta-se na forma de uma podridão marrom escura, que se inicia na ponta do ramo e se espalha para baixo, atingindo a haste principal. Pode provocar até a morte da planta. Controle: Faça a poda dos ponteiros atacados e proteja o corte com uma pasta à base de oxicloreto de cobre.

Clorose – Toda a folhagem pode tornar-se amarela. Controle: Normalmente, o problema surge por deficiência nutricional. Deve-se observar a adubação correta, verificando se há carência dos nutrientes.

Ferrugem – Manchas semelhantes à ferrugem nas folhas acusam a presença de fungos. Controle: Aplique Calda Bordalesa

* 10 meses atrás

Fonte(s):
http://www.jardimdeflores.com.br/florese…
http://bonsainiteroi.vilabol.uol.com.br/…
http://srv3.v-expressa.com.br/edicoes/20…

Um grande abraço a todos e espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas…

KÁTIA

75 thoughts on “ALGUMAS DICAS DE COMO CULTIVAR E CUIDAR DE AZALÉIAS!!!

    Junior said:
    setembro 16, 2009 às 11:10 am

    Otimas dicas

      rosana regina correa said:
      janeiro 3, 2013 às 7:31 am

      adorei as dicas…obg.

    Angelica said:
    janeiro 2, 2010 às 4:56 pm

    Gosto muito de plantas e sempre achei que nao tinha “mao boa” para cultiva-las ate perceber que as plantas precisam mais do que apenas agua p crescer e florecer, tbem que cada uma gosta de um local, mais agua ,menos agua etc… gostei muito da explicaçao sobre a azaleia, comprei uma e ela esta em um vaso pequeno, nao tenho muito espaço tenho que mante-la em vaso, que tamanho de vaso ela precisa??? as flores estao realmente com aspecto de podre, acho que coloquei muita agua, devo retirar as flores e poda-las, como falo essa poda?? corto com a tesoura todas as pontas onde tem flores????

      maria lucila dos santos almeida said:
      janeiro 8, 2014 às 7:28 pm

      acabei de plantar uma muda,seguindo a orientação de vcs adorei as dicas brigadú bjs

    Angelica said:
    janeiro 2, 2010 às 5:00 pm

    Ah!!! Ela pode prefere sol pleno? achei que ela tinha aprodrecido por causa do sol???

    elisabete said:
    janeiro 29, 2010 às 6:53 pm

    gostei muito da explicação,¨roubei¨uns galhos de azaléia e coloquei na água para brotar raiz,não vejo a hora de plantar em um vaso bem bonito,já fiz isso com outras plantas e deu certo,tomara que de certo também com a azaléia.beijos sua explicação esta de PARABÉNS.

    Leila said:
    abril 10, 2010 às 6:52 pm

    Oi. Gostei mto de sua explicação sobre a azaleia. Comprei uma e o vendedor me disse que preciso transporta-lá para um vaso maior, porém não queria que ela ficasse mto alta. Diante disto mesmo assim devo troca-lá de vaso? Esta em um vaso de plástico médio. Quanto tempo ela fica florida? Da flórea quantas vezes ao ano? E quando tive que podar, quanto tenho que tirar? No aguardo, Leila.

    Raquel said:
    abril 14, 2010 às 7:55 pm

    Olá pessoal!Tenho seis pés de azaléia que ganhei da minha mãe ,no meu jardim .Adorei! pois desde que plantei, elas não param de dar flores e ficam lindas ,agora preciso aduba-las corretamente pra que continuem perfeitas.Tenho maior ciumes e as pessoas nem acreditam que são minhas quando mostro fotos.!!!!! Uma abraço Raquel

      Keyla said:
      abril 15, 2013 às 10:00 am

      Raquel,

      Elas ficam no sol… ?? Comprei uma linda super florida e coloquei no sol… em 2 dias todas as flores murcharam.
      Key

    cleide said:
    maio 22, 2010 às 7:44 am

    gostaria de saber onde encontro farinha de osso e torta de mamona pra adubar minha azaléia tenho uma dentro de casa e tenho medo de colcar fora pra pegar sol e ela secar pois onde moro é muito quente o que devo fazer? por favor me ajude pois tenho muito medo de que ela morra .OBRIGADA

      viniluzzi responded:
      maio 30, 2010 às 12:42 am

      Em qualquer floricultura ou lojas de produtos agrapecuarios vc. encontra esses produtos bem fácil pois são utilizados em quase todos os tipos de flores, Kátia.

      viniluzzi responded:
      maio 30, 2010 às 12:44 am

      Quanto ao sol basta que vc. coloque dentro de casa em um local bem arejado e cuide quanto a quantidade de água, até mais, Kátia.

      Edelcio said:
      agosto 10, 2010 às 4:46 pm

      sempre encontro torta de mamona em um mercadinho perto de casa por R$4,80 o pacote com 500g – mercado do Carmo – SP

        Mell said:
        julho 18, 2013 às 8:36 pm

        Eu quero sabe se a azaleia tambem pode ser adubada com casca de batata?

        maria clarisse azevedo said:
        agosto 8, 2013 às 12:21 am

        tenho dois pés de azalea de cores diferentes, cinco pétalas e lindas.

      zilda said:
      março 10, 2012 às 2:05 pm

      farinha de ossos e torta de mamona vi no supermercado,junto daqueles vasos de plastico e terra vegetal

    roberto moreira said:
    junho 19, 2010 às 9:22 pm

    essa palnta nao gosta de sol,ela tambem nao gosta de muita agua e sim de meia sombra.as flores compensam ja que sao de uma beleza exuberante.

      zilda said:
      março 10, 2012 às 2:08 pm

      roberto,o local em que comprei minhas azaleia me disse,que deixasse no local com muito sol e agua todos os dias, agora fiquei confusa.

    Edelcio said:
    agosto 10, 2010 às 4:44 pm

    Excelentes dicas, muito obrigado.
    Gostaria de saber se existem azaléias de porte menor, pois notei que algumas não crescem tanto quanto as outras.
    obrigado.

    Bia said:
    setembro 14, 2010 às 11:49 am

    Adorei as dicas para o cultivo de azaléia. Gostaria de saber sobre o cultivo do louro de jardim)acho que é esse o nome. Você poderia me da alguma dica? Desde já agradeço muito. Bjs

    lucia helena said:
    setembro 18, 2010 às 3:09 pm

    Gostei muito da explicação sobre azaléias e é sobre isso q quero perguntar,pois plantei uma muda há mais ou menos um mês e ela estava bem.Até q uma queimada atingiu algumas folhas e elas caíram.Agora o pé continua vivo,mas as poucas folhas estão vivas,mas murchas.Já tirei do sol e estou regando pouco e cheguei a borrifar água pura nas folhas,mas elas continuam caídas.Será q ainda posso recuperá-las ou será que devo dxar morrer?Se alguém puder me dar alguma dica eu agradeço.

    Jose said:
    setembro 23, 2010 às 10:30 am

    Ola,

    Gostaria de tentar esclarecer a seguinte duvida; tenho no jardim ums arbustos (cedros) que estão a ficar com aspecto queimado, sendo que não é por falta de agua, reparei que nos ramos estão a surgir “tipo espuma de barbear” e posteriormente os ramos secam…. será que alguem me pode esclarecer que tipo de tratamento devo efectuar?? Obrigado!

    Elisangela said:
    outubro 5, 2010 às 9:11 pm

    amei esse blog, adoro azaleias e essas dicas vão me ajudar muito

    Nazinha Pimenta said:
    novembro 19, 2010 às 2:41 pm

    Gostei do blog. Tenho azaléia em um vaso, mas como o clima de onde eu moro (Estado do Pará) esquentou muito, a plantinha nunca mais floresceu e as folhas começaram a cair. Alguém pode me dar uma dica do que devo fazer? Obrigada.

    natalice estrelado said:
    novembro 20, 2010 às 2:35 pm

    Uma belissima tarde para vcs ,amei esse site que esclareceu -me sobre o cultivo das azáleias pois comprei uma muda ,e quero fazer outras ,por favor mim digam como faze-las ? desde já agradeço .

      Ulshuah Benyamim Yaáshar Yahuh said:
      dezembro 5, 2010 às 12:09 pm

      Nataice, olá tudo bem! Olha, quanto ao processo de como se fazer mudas de “Azaleias” á formula exata e essa: Pega um obgeto do formato de uma bacia não muito funda, adciona nela areia lavada grossa, e depois água até cobrir toda á surpeficie da areia… Em seguida corta os brotos da ponta de cima da “Azaleia” os mais bonitos, de preferencia aqueles que tenham pequenas folhas neles e pronto! Depois, é só colocar eles fincados na areia com água e cuidar, para que depois de adquirir raiz coloca-los em saquinhos ou, em pequenos vazos ok: Boa sorte!!!

    geraldo jose pereira said:
    dezembro 12, 2010 às 9:50 am

    parabens , gostaria de receber sempre novas tecnicas de como cuidar delas

    Márcia said:
    janeiro 27, 2011 às 5:34 pm

    Olá, gostei muito da matéria e suas explicações.
    Comprei um vaso de tamanho pequeno para médio e coloquei dentro da minha sala em uma mesa de canto, ao lado da janela, só que nunca abro porque é bem grande e dá rua pode-se ver dentro da minha sala, tem problema, é bem claro mesmo, entra muita luz nela.
    Rego quando percebo que está seca, dia sim e não, mais ou menos.
    Obrigada,

    edinalva reis said:
    maio 17, 2011 às 12:20 pm

    adorei o comentario pois ganhei uma dias das ma~es e ela estava morendo eu tinha tirado da janela +voltou p/ la obrigada……

    vanderleía said:
    maio 26, 2011 às 9:25 pm

    Katia adorei a dica foi ótima.Obrigada

      ilda kajita said:
      novembro 3, 2012 às 8:09 pm

      gostei das dicas gosto de mexercom plantas em geral

    Silvania said:
    junho 20, 2011 às 6:44 pm

    gostei, muito da explicação, mas gostaria de saber como é feita a poda.
    Abraços, Silvania

      Couto said:
      março 22, 2012 às 11:05 pm

      olá Silvania!
      Vou falar da mais comum delas que é a poda de Crescimento(Ajuda a planta a se desenvolver e dar flores em abundancia), essa poda Deve ser realizada no meio da primavera(depois da florada), caso sua planta seja de vazo e tenha galhos finos, você deve usar uma tezoura(para plantas nova uso uma tezourinha de unha) bem amolada(para não causar esmagamento dos galhos na hora do corte), caso seja de jardim pode usar uma faca bem amolada. Você deve retirar todas as pontas dos galhos que deram flores, caso sua planta seja pequena, corte de 1 a 2 centimetros, só isso já é o suficiente para sua planta crescer e dar lindas flores no proximo florir.
      Boa sorte!

      Tereznha Rodrigues de Soaza said:
      junho 13, 2013 às 3:13 pm

      adorei a dica amo flores abraços e muito obrigada

    Mirela said:
    setembro 22, 2011 às 3:38 pm

    Boa tarde! obrigado pelas dicas!
    Só estou esperando chegar na floricultura, para garantir minha azaleia.

    sirlei said:
    setembro 25, 2011 às 2:50 am

    adorei as dicas,plantei varias azaleias no meu jardim que ainda ta meio desarmonioso,tem muito verde e poucas flores.

    Rosangela Gomes said:
    outubro 28, 2011 às 10:52 am

    Amei as dicas,sou principiante em jardim, mas estou muito feliz com o meu resutado.Obrigado pelas dicas .

    carla said:
    novembro 15, 2011 às 9:54 pm

    Comprei azaleia e estava linda cheia de flores, plantei e depois que as flores cairam nao floresceu mais o que eu posso fazer para que elas deem flores novamente? obrigada.CARLA.

      Marcela said:
      dezembro 6, 2011 às 12:34 pm

      Carla faz o que estava na matéria. Corte a pontas dos galhos que já deram flores (faz tipo uma poda) e coloque um pouco de torta de mamona para fertilizar a terra. Depoi de um tempo você vai ver como ela voltará a dar flor!

    jose natalicio soaares armos said:
    dezembro 12, 2011 às 8:47 pm

    a azaleia tem como enxertar para dar diversas cores

    jose natalicio soaares ramos said:
    dezembro 12, 2011 às 8:51 pm

    estou procurando azaleia cor laranja bem viva se alguem tiver por favor me contate que eu compro [natalicioramos@yahoo.com.br] abraço.

      Couto said:
      março 22, 2012 às 10:37 pm

      Caro amigo!
      Essa coloração de Azaleia é mais comum no sul do pais, pois o clima é mais agradavel para a flora das mesmas, na demais regiões, são mais comuns as variações do rosa para o branco.

    ailton corol said:
    dezembro 30, 2011 às 10:45 am

    olha gostei muito das informações, contidas aqui,
    foi muito util para mim

    Mirian said:
    janeiro 4, 2012 às 12:14 am

    Comprei um vasinho de azaleia, ela esta cheia de flores, qual o melhor momento para trocar de vaso?
    Mirian

      Couto said:
      março 22, 2012 às 10:42 pm

      Olá Mirian!
      O melhor momento para fazer a troca de vazo, é logo depois da florada, você deve tirar as flores murchas, prepare um vazo maior(inclusive em profundidade), pode ser com a mistura citada neste artigo, tira a sua planta do vazo atual e com as mãos faça com se fosse esmigalhar a terra que se encontra nas raizes, para desprende-la um pouco(isso ajudará a planta a se fixar melhor no novo ambiente). Boa sorte!

    Luciane said:
    janeiro 23, 2012 às 6:13 pm

    Oi, moro em Camaçari-Ba, ha 2,5km da praia. Estamos pensando em plantar cerca viva de azaleia. Nossa duvida é se a azaleia se adapta ao clima daqui, se necessita do frio de São paulo para florescer
    Luciane

      Couto said:
      março 22, 2012 às 10:55 pm

      Olá Luciane!
      Sobre a sua pergunta, tenho a seguinte dica:
      As azaleias elas são bem resitentes as mudanças de clima, já vi belissimas azaleias em Belém-PA(lá é muito quente)…
      Recomendo que faça um teste inicial, plantando alguns exemplares para ver se na sua região eles se desenvolvem bem. acredito que não tenha nenhum problema, mas acho que as floradas serão com poucas flores, ou seja não esconderam a folhagem, mas creio que ficaram bonitas. Boa sorte!

    NAND said:
    fevereiro 1, 2012 às 8:44 pm

    OI ADOREI A EXPLICAÇAO

    shirlene said:
    fevereiro 8, 2012 às 10:52 am

    adorei as dicas

    Noemi said:
    fevereiro 26, 2012 às 9:28 am

    Amo azaleia, ganhei um vaso ano passado, agora em fevereiro ela deu flores, me disseram que está estressada que era preciso transportá-la para um vaso maior. Teria alguma dica para este processo, devo por no vaso · 2 partes de terra comum de jardim
    · 1 parte de areia
    · 1 parte de composto orgânico

    Igual ao informando sobre o cultivo?
    Obrigada e parabéns pelo blog

      Couto said:
      março 22, 2012 às 10:49 pm

      Olá Noemi!
      Realmente chega um momento em que temos que mudar a planta para um vazo maior, você pode fazer a mistura dessa maneira, deve se atentar para fazer a mudança depois da epoca de florada(que é a epoca do crescimento) e também deve lembrar-se de transporta-la para um vazo mais funto, pois as azaleias gostam de profundidade para o seu desenvolvimento, lembre-se também de rega-la todos os dias após a troca, até que você veja que estão surgindo novos Ramos(isso é um sinal de que a planta já enrraizou no novo loca). Boa Sorte

    Ivanilce said:
    março 22, 2012 às 9:59 pm

    Oi..suas dicas são bastante proveitosas..o blog está muito legal!
    Preciso de um esclarecimento..
    Ganhei uma azaleia, cuido dela com todos os cuidados sugeridos no blog, no entanto estou com um probleminha..minha plantinha está com muitos, muitos botões, mas eles não abrem, nem caem. Estou preocupada..demora mesmo para abrir ou tem algo de errado com a minha azaleia?
    Preciso de ajuda, pois fico ansiosa pela florada que parece não ocorrer!

    Obrigado!

    vera castro said:
    abril 8, 2012 às 7:51 am

    oi gostei muito de suas dicas ,elas vieram de encontro com as minhas duvidas quanto a essa planta, por isso consegui sana-las.
    obrigada e parabens seu bçog esta otimo tudo muito em explicado
    obrigador

    iraci said:
    abril 24, 2012 às 8:45 am

    Ola, tenho duas azaleia, uma gosta de sol a outra não, foi dificil descobrir, mas elas estão super lindas…

    Maria Helena said:
    maio 29, 2012 às 6:29 pm

    adorei as dicas de como cultivar azaleia tenho, floricultura as vezes perco algumas azaleias, por nao saber cuidar.

    Joana said:
    junho 26, 2012 às 1:01 pm

    Moro numa chácara onde a entrada é um corredor de azaléias muito denso. Estou ansiosa para vê-las floridas.Imagino que serão lindas. Amei as dicas de cultivo. Obrigada.
    JOANA . Rio Branco do Sul – RM de Curitiba -PR.

    Samara Monteiro said:
    agosto 16, 2012 às 10:30 am

    Moro no litoral, e percebi que a melhor forma é deixa-las a sombra coberta, sem sol direto e nem chuva…estão muito floridas!!!!

    Patricia said:
    agosto 17, 2012 às 2:19 pm

    Gostei das dicas, mas tenho uma azaléia e, às vezes, vem um broto e fica podre, logo depois, cai. Será que é muita água. Estou colocando dia sim, dia não, 1/3 de um copo americano.

    Josiane said:
    setembro 10, 2012 às 11:32 pm

    Super legal

    Ikebana Flores - Mateus said:
    outubro 25, 2012 às 4:03 pm

    Olá, Vinícius

    Gostei muito do seu post, muito interessante. Vi que você gosta de flores, nós temos um conteúdo em nosso site que auxilia em como montar uma floricultura, leia: http://www.ikebanaflores.com.br/catalog/category/view/s/como-montar-uma-floricultura/id/73/

    Estamos disponibilizando em breve em nosso site um artigo sobre bonsais muito interessante, vale a pena dar uma olhada.

    Saiba mais também em nosso blog: http://www.ikebanaflores.com.br/blog/

    Até logo.

    Fátima Mendes Barbosa said:
    dezembro 7, 2012 às 5:03 pm

    Valeu! (Y)
    Obrigada, foi excelente a explicação.
    Ganhei 2 mudas de azaleia, plantei em vasos pequenos.
    Coloquei em terra preta colhida próximo a um riacho.
    Só que não coloquei areia. Gostaria de saber se posso
    colocar a areia por cima da terra e dar uma misturada,
    só por cima.
    Obrigada!
    Fátima.

    isa said:
    janeiro 20, 2013 às 8:33 am

    cultivo azaleia. so q elas deram pra queimar as folhas e acabaram morrendo .sera q foi o sol ou tem outra explicassao pra isso me ajude!

    Helenice said:
    março 3, 2013 às 4:15 pm

    Eu comprei uma azaléia branca,há cerca de um mês e quando ela chegou tinha duas flores nascidas e estavam num vasinho bem pequeno,ela tem de 10 a 15 cm de altura,eu comprei uma terra já adubada e a replantei num vaso maior,mais profundo,mas,depois disso,as folhas,só caem,não nasce nenhuma,ficam com as pontas marrons e as flores que veio com ela também secaram e cairam,ela chegou cheia de botõezinhos de novas flores,mas ficou tudo marrom,que faço?Como posso faze-la crescer e ficar verdinha de novo?Eu moro em apartamento e ela está bem próxima à janela e recebe bastante claridade e sol indireto e eu rego todos os dias,sem exagero.Por favor,me oriente.

      Erika said:
      abril 23, 2015 às 7:56 pm

      Também estou com esse poblema com as minhas, ja adubei e já tratei com Cobre sem efeito. Ela enche de botoes, mas antes de abrir eles ficam marrons e morrem. Algumas folhas tb estão marrons. Não sei se é essa Seca de ponteiros que falou acima…

    meiriele said:
    abril 25, 2013 às 11:59 pm

    Oi tenho uma azaléia á mais de 8 anos, tirei ela do vaso e passei para jardim faz uns 5 meses, aumentou a quantidade de flores mas estão amarelando que faço?

    joselia said:
    junho 5, 2013 às 10:19 pm

    estou encantada’,pois encontrei tudo o que estava procurando….amei

    Maria Delza Vasconcelos Magaldi said:
    julho 15, 2013 às 9:47 am

    Excelente a explicação sobre como cuidar das azaléias.. As minhas estão lindíssimas. Estão em vasos na cobertura.e fazem uma cerca viva.
    Obrigada. Segui as orientações e deu tudo certinho.
    Amo muito as plantas
    Abraços
    Maria Delza Vasconcelos Magaldi

    Maria Rosa da Torre said:
    agosto 6, 2013 às 5:45 pm

    Eu também amo as plantas ,inclusive azaleias.
    Eu ganhei á 5 anos +ou- 2 azaleias uma lilás que floresce o ano todo e uma vermelha,vieram num vaso pequeno e como eu tenho em meu jardim que fiz só de azaleias as plantei só que elas não crescem,mas estão lindas e são anãs isso é normal?
    Mª Rosa Torre

    Liliam said:
    agosto 14, 2013 às 4:45 pm

    Olá, eu ganhei uma de presente e elas murcharam e eu não entendi o porque, pois sempre colocava ela no sol e sempre cuidava p n faltar água no potinho dela, e gostaria de saber se ainda dá p recupera-la.

    Ana Maria Nunes dos Reis said:
    outubro 28, 2013 às 9:56 am

    Tenho vários vasos de azaléia, mas alguns não estão florescendo, dá o botão, depois fica marron e cai, e o que eu faço para corrigir este problema?

    Alessandra Silva said:
    outubro 29, 2013 às 1:51 pm

    Dicas maravilhosas e de forma muito objetiva.
    Parabéns!!!

    tais soares said:
    janeiro 13, 2014 às 1:51 pm

    Por tudo que foi falado, pela colunista e comentários, a azaléa, parece uma plantinha complicada, muito sujeita a pragas e doencas, tao linda, mas tao suscetível.É popssível ser bem sucedido em vasos?grata Tata

    deime cliver said:
    setembro 23, 2014 às 12:38 am

    Otimas dicas minha mae q cuidava da azaleia dela mas ela faleseu nao tenho a minima ideia de como cuidar era sempre bela agora a azaleia ta com as folhas amarelas e os brorinhos maron acho q vai more tbm.

    Alexandra Silveira said:
    novembro 30, 2014 às 8:15 pm

    Comprei uma azaleia linda q eu amei, branca c rosa nas pontas! Infelizmente as galinhas de casa tiraram ela da terra e aos poucos ela perdeu todas as folhas… Morreu porém a raiz ainda eXiste parece estar boa c o toquinho será q continuo regando para q ela volte? Ou não adianta mais?

    Taniamara said:
    janeiro 27, 2015 às 8:48 pm

    Boa noite!
    Ano passado acabei perdendo minha Azaléia.
    Moro no RJ e o calor está insuportável ganhei uma azaleia com duas flores e vários botões as duas flores estavam murchando notava-se que sentiu o calor do transporte até chegar em casa. Deixei a mesma na sombra sem sol direto quetinha sem mexer e a noite coloquei um pouco de água e continuo regando quando o teste do dedo acusa que ela está seca.
    Acontece que os brotos não desenvolve não desabrochou e já faz 12 dias.
    O que faço?
    Posso mudar de vaso e colocar algo mais?
    Tenho em casa terra adubada, húmus de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, NPK 4-14-8 e 10-10-10.
    Me ajude não quero perdê-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s