Apostila de Biscuit

Postado em

Nessa apostila de biscuit , primeiramente aprenderemos como fazer a massa que será trabalhada mais tarde

Ingredientes:

* 2 xícaras (de chá) de amido de milho (Maizena)
* 2 xícaras (de chá) de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria
* 2 colheres (de sopa) de vaselina líquida
* 1 colher (de sopa) de suco de limão (age como conservante)
* 1 colher (de sopa) de creme para mãos (não gorduroso) pra sovar a massa.
Obs: utilizar colher de pau e panela com revestimento anti-aderente (para fogão).

Preparo:

1 – Coloque todos os ingredientes na panela (com exceção do creme para as mãos) e misture bem para dissolver o amido de milho (se puder bata a massa na batedeira);
2 – Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa;
3 – Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente, até ficar macia;
4 – Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.

Aqui seguem algumas dicas impotantes para  o trabalho da tecnica de biscuit:

* Não existe uma única massa de biscuit. A fórmula básica se adapta às necessidades de cada artesão, que dosa os ingredientes de acordo com o tamanho e estilo da peça que está trabalhando.
* Antes de manusear a massa, lave bem as mãos. Os resíduos sempre prejudicam a qualidade do trabalho.
* Unte os cortadores (de metal) com vaselina sólida, para a massa não grudar. Mas use pouco, pois o produto forma uma película que impede a secagem da massa.
* Mantenha o restante da massa dentro de um saco plástico, enquanto estiver trabalhando nas peças, para evitar ressecamento.
* Quando for trabalhar com as tampas dos potes, lixe bem toda a parte externa, com lixa dágua mais grossa, para que a superfície fique mais porosa, senão a massa não cola.
* Para tingir a massa use tinta de tecido, à óleo, guache, acrílica ou pigmento, sempre em pouca quantidade, para não ressecá-la e nunca deixe de usar luvas de látex. Como a cor pode ficar até três vezes mais escura após a secagem, procure tingir a massa de uma só vez, para não correr o risco de errar o tom da massa se tiver que preparar mais.
* Antes de montar a peça principal na tampa, feche o pote para se certificar de que as riscas do vidro estão nas laterais em sua direção e em direção aos enfeites do pote.
* Quando for fazer figuras como animais, bonecos, vegetações, casinhas, etc., em que terá que colar peças como braços, cabeças, corpos, copas, troncos e telhados, insira sempre um palito de dentes entre as peças, para que fiquem mais firmes.
* Ao montar as peças, sempre passe cola nas duas partes, principalmente nos palitos dos braços, pernas e troncos, pois a massa encolhe cerca de 30% ao secar.
* Umedeça a ponta da extrusora com um creme para as mãos (sem silicone, não gorduroso) quando fizer tiras, assim a massa deslizará mais facilmente e ficará mais bonita.
* Procure fazer tiras bem compridas, pois o sprimeiros centímetros não saem totalmente lisos.
* Antes de colar uma peça no pote, limpe bem o vidro com álcool para eliminar os resíduos deixados pela oleosidade das mãos, para que a massa possa grudar.
* Quando terminar a peça, procure deixar secar em um lugar bem arejado. A massa estará totalmente seca em dois ou três dias.
* Para conservar melhor as peças, passe uma demão de verniz fosco.

Fonte: Sonho lilás

Uma idéia para tentar:

Espantalho de Bisucit

E Semana que vem um passo – a -passo…………………………….

Leia outros Artigos:

Anúncios

Um comentário em “Apostila de Biscuit

    Eliane disse:
    janeiro 31, 2010 às 4:43 pm

    Adorei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s