Tudo sobre física…

Postado em

Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava indistintamente muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria). Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a matéria é originada até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).

Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos.

Divisões

Um sistema de divisão da Física pode ser feito levando-se em conta a magnitude do objeto em análise. A física quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos; a física clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia; e a física relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.

A divisão mais tradicional, no entanto, é aquela feita de acordo com as propriedades mais estudadas nos fenômenos. Daí temos a Mecânica, quando se estudam objetos a partir de seu movimento ou ausência de movimento, e também as condições que provocam esse movimento; a Termodinâmica, quando se estudam o calor, o trabalho, as propriedades das substâncias, os processos que as envolvem e as transformações de uma forma de energia em outra; o Eletromagnetismo quando se analisam as propriedades elétricas, aquelas que existem em função do fluxo de elétrons nos corpos; a Ondulatória, que estuda a propagação de energia pelo espaço; a Óptica, que estuda os objetos a partir de suas impressões visuais; a Acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras; e mais algumas outras divisões menores.

Áreas da Física

Áreas principais
Aplicações na tecnologia
Outras áreas
Aplicações em outras ciências

Técnicas da Mecânica Estatística têm encontrado aplicações em neurociência, economia, teoria da informação e teoria da computação.

CLICK NOS LINKS PARA OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS DESEJADOS.

Wikipédia, a enciclopédia livre.


14 comentários em “Tudo sobre física…

    estudante disse:
    abril 7, 2010 às 10:28 am

    Caros colegas,
    Uma vez que sou leigo na materia da fisica, tenho uma duvida que espero me possam esclarecer.
    Quando esperamos pelo metro numa estaçao e mais perto do limite do permitido, aquando da sua chegada é possivel sentir uma ligeira brisa (vento).
    A minha questao é a seguinte: que nome se dá a este tipo de energia, existe alguma formula para calcular a energia(força) transmitida tendo em conta a velocidade a que passa o metro e a distancia a que esta uma pessoa?
    Agradeço a atençao,
    Cumprimentos

    Ilana disse:
    maio 2, 2010 às 2:17 pm

    eu gostaria de saber, como funciona a pressão no avião e pq as pessoas naum morrem lá dentro?

    obrigada.

    maah disse:
    fevereiro 19, 2011 às 3:26 pm

    Eu queria saber ,Qual a importância da fisica,para o mundo?

    YAGO MACEDO disse:
    março 4, 2011 às 9:26 am

    EI, EU GOSTEI TANTO DO SITE Q, EU ATÉ COPIEI, POR ISSO Ñ PODERIA DE DEIXAR UM COMENTÁRIO…
    ÓTIMO,VALEU…

    danii disse:
    março 18, 2011 às 5:24 pm

    naao intendo nada dessa materia queria muito saber como se faz alguns outros exercicios onde vao letras e numeros juntos…

    amanda morales disse:
    abril 9, 2011 às 10:42 pm

    eu amei mesmo o site, mas gostaria de um grande auxilio se vocês se possivel,estou no segundo colegial e tenho Mega dificuldade em fisica, estou fazendo um trabalho pra entregar e eu resolvi uma questão e a minha reposta não bateu com a da internet, não consigo encontrar a resolução certa e nem achar o erro na minha conta, espero muito que vocês possam me ajudar !
    o exercicio é este…

    30. (Puccamp 98) A figura a seguir representa o comprimento de uma barra metálica em função de sua temperatura.

    como não conseguir colar o grafico aqui, peço que deem uma olhada, na questão 30 deste site http://www.ensinonet.com/c/c/document_library/get_file?p_l_id=11340&folderId=12218&name=DLFE-805.pdf

    eu preciso da conta, resolução mesmo
    desde já agradeço e aguardo resposta

    grata

    Ines disse:
    janeiro 4, 2012 às 3:33 pm

    Oi gostei mto do blog, peco exercicios com resolucao sobre lancamento obliquo e horizontal.

    michellt disse:
    maio 24, 2012 às 8:43 pm

    adorei o site porque agora posso me informar melhor! hehehehe*

    ana marina melo amorim disse:
    julho 14, 2012 às 12:11 pm

    amei!!!! este site agora fiquei um pouco mais informada sobre a fisica

    mary** evellyn disse:
    setembro 27, 2012 às 2:09 pm

    este site e interessante e mt legal e gostei desses sapinhos aq mui doido mano parece uns menino da minha sala!!!! ta de parabens

    Mari Caroline disse:
    setembro 27, 2012 às 2:09 pm

    ameeei o site pois é mt interessante e gostei bastente do cachorrinho e especialmente dos sapinhos aki do lado me lembro mtas pessoinhas por aki tais como as minhas amigas karen e mariana evellyn !!!!!!bjssss by:Mary caroline

    karen helena0, disse:
    setembro 27, 2012 às 2:18 pm

    amei o site e principalmente os sapinhos e o cachorrinho bjsss

    lucas disse:
    outubro 24, 2012 às 3:02 pm

    gostei do site, principalmente do relógio.

    marcela cristina disse:
    abril 17, 2013 às 8:43 pm

    Amei o site hehehehe

Deixe uma resposta

