Apostila de Crochê: Um presente para vcs….

Postado em Atualizado em

Hoje uma apostila com tudo para vc aprender a fazer croche de forma rapida e facil….Material colhido da internet…

Crochê ou Croché é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda

palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê. A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a té.

Passo-a-passo

Ponto correntinha

1. Forme uma laçada com o fio, introduza a agulha e puxe-o, apertando a laçada. 2. Passe o gancho por baixo do fio que sai do novelo e puxe-o, de trás para a frente.
3. Através da laçada, forma-se o segundo ponto. 4. Para cada novo ponto, apanha-se o fio, passando-o através do ponto que se encontra na agulha.

Ponto alto

1. Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, faça 1 laçada, introduza a agulha no 3º ponto à esquerda. 2. Dê uma laçada e puxe através do ponto (3 alças na agulha).
3. Outra laçada e puxe através de 2 alças na agulha. 4. Lace e puxe.
5. Através dos 2 pontos (1 alça permanece na agulha). 6. Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Ponto baixo

1. Introduza a agulha da frente para trás no penúltimo ponto do cordão, puxando uma laçada. 2. Passe a agulha por baixo do fio e este através dos 2 pontos
e lace.
3. Está pronto o primeiro ponto completo (1 alça permanece na agulha). Introduza-a no ponto seguinte e repita o processo.

Ponto baixíssimo

1. Introduza a agulha no ponto da base,
dê uma laçada, puxe o ponto, passando simutaneamente pelo ponto de base
e pelo ponto da agulha.

Ponto duplo ou ponto alto duplo

1. Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda. 2. Dê 2 laçadas, introduza a agulha no 3º ponto à esquerda da agulha.
3. Faça 1 laçada e puxe através do ponto (4 alças na agulha). 4. Dê uma laçada e puxe 2 alças da agulha.
5. Repita por mais 2 vezes para terminar o ponto (1 permanece na agulha). 6. Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Ponto triplo ou ponto alto triplo

1. Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda e faça 3 laçadas. 2. Introduza a agulha no 4º ponto à esquerda.
3. Faça a laçada e puxe através do ponto (5 alças na agulha). 4. Outra laçada.
5. E puxe através de 2 alças na agulha 3 vezes). 6. (1 alça permance
na agulha).
7. Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Esses são os pontos básicos para vcs começarem a fazer crochê!!!

Exemplo de toalhinha:

E com os pontos básicos que vc aprendeu a fazer vc pode fazer peças completas, seguindo os gráfiicos abixo e sua respectiva indicaçaõ:

Simbologia:

2.1 ABREVIATURAS
ag. : agulha
aum. : aumento, aumentar
carr. : carreira
corr. : correntinha
dim. : diminuir
espç. : espaço
fj. : pontos fechados juntos
laç. : laçada
m.p. : meio ponto
m.p.a. : meio ponto alto
p. : ponto
p.a. : ponto alto
p.a.d. : ponto alto duplo
p.a.t. : ponto alto triplo
p.bxmo : ponto baixíssimo
p.b. : ponto baixo
rem. : remate
rep. : repetir
v. : vezes

picô = (3 correntinhas, 1 ponto baixo na primeira das 3 correntinhas)
*a*, [a], {a} = repita as instruções entre os asteríscos, os colchetes, as chaves, tantas vezes quantas especificadas na receita.

O link abaixo e do site da coats e tem muitas receitas legais para vcs tentarem:

http://www.coatscrafts.com.br/receitas/CROCH%C3%8A/RECEITAS/

E para terminar um video da ziper exemplificando tudo que mostramos:

Agora é só fazer!!!!

Só para deixar claro, todo esse material é colhido na internet de várias fontes, como maos de ouro, uol…

Valeu e boa sorte para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBS: caso não consigam ver as imagens inteiras cliquem nela como o direito e de exibir imagem e aí tem o zoom em tela cheia

5 comentários em “Apostila de Crochê: Um presente para vcs….

    viniluzzi respondido:
    junho 28, 2009 às 2:41 pm

    linda, maravilhosa….agorra sei tuuuuuudo de croche!!!valeu mesmo agora vou poder ter uma fonte de renda e ajudar a minha famíia com o que eu ganho!
    Te agradeço muito.

    andreia disse:
    agosto 19, 2010 às 8:37 am

    gostaria de comprar uma apostila de fazer pantifas em crochê amo fazer aprendi até trico amo fazer bijuterias estou precisando ganhar um dinheirinho se puder me ajudar agradece me liga estou em são paulo ou me mande uma mensagem no celular com certesa eu responderei meu celular é claro codigo é 11

    andreia disse:
    agosto 19, 2010 às 8:43 am

    quero comprar uma apostila dessas me liga urgente tambem quero uma apostila de pantufas de crochê urgente me liga por favor ou claro ou me manda uma mensagem no celular por favor adorei achei lindo amo fazer crochê oé o que eu mais amo depois do meu marido e meus filhos é o crochê serve para mim como terapia para minha depressão e sindrome do panico

    zilá disse:
    agosto 23, 2010 às 4:10 am

    adorei,muito bom.

    LUCINEIDE disse:
    fevereiro 15, 2011 às 3:10 pm

    OI.
    ADOREI O CROCHÊ……………..
    ABRAÇOS DE LUCINEIDE