Apostila de Tricô: A técnica que movimenta o inverno!

Postado em

O inverno está ai, e é inevitável que o frio nos congela, pricipalmente a quem mora na região sul do nosso país. Pensando nisso, hoje preparei uma apostila com todas as dicas essenciais para vc aprender a fazer tricô. Compre as lãs e as agulhas e mãos a obra!!!

Abaixo estão algumas peças, para vc se inspirar e tirar as suas própias idéias:

Os pontos são a base de tudo:

Abreviações mais utilizadas no tricô

p. : Ponto
p.j. : Ponto junto
rem. : Rematar ou rematados
laç. : Laçada
ag. : Agulha
tric. : Tricotar ou tricotados
aum. : Aumentar ou aumentados
dim. : Diminuir ou diminuídos
carr. : Carreira
v. : Vezes
nov. : Novelos
m. : Meia
t. : Tricô
cm : Centímetros
aux. : Auxiliar
de * a * : Repetir o que estiver entre *
tantas vezes quantas forem necessárias

Abaixo, um vídeo que ensina a montagem dos pontos na agulha, primeiro passo para iniciar o trabalho!

A partir da montagem dos pontos na agulha se começa o tricô, usando os pontos abaixo:

Essas imagens são bem esclarecerdoras, MAS É NECESSÁRIO CLICAR COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE, EXIBIR IMAGEM PARA VELAS COM CLAREZA.

A base do trico com certeza e o ponto trico, o qual a um vídeo abaixo….

Agora que vc já está crak, tente fazer esse lindo cachecol masculino, receita extraida do site de linhas circulo…

Colete Masculino Fio Encanto !

Colete Masculino Fio Encanto

Materiais:

– 4 novelos fio Encanto Círculo na cor 3106

– 1 agulha tricô Círculo 4,5mm

– 1 agulha tricô Círculo 6mm

Pontos utilizados:

Ponto barra 1/1 = *1 tricô – 1 meia*

Cordões de tricô = carreiras de ida e volta em tricô

Ponto fantasia = * 5 tricô – 1 ponto sem fazer (colocando o fio para trás) *, na volta fazer * 5 meias – 1 tricô*

Execução:

Costas:

– Montar 90p na agulha 4,5 mm e fazer 6m em ponto barra 1/1.

– Passar para a agulha 6 mm e começar a fazer o ponto fantasia por 40 cm.

-Fazer 17p em cordões de tricô – 56 em ponto Fantasia – 17 p em cordões de tricô. Fazer por 2cm ( 4 cordões ).

– Em seguida arrematar 8p de cada lado e 1p (4x) a cada 2 carreiras. Essa diminuição é feita no ponto entre os 5 tricôs e o ponto fantasia.

-Seguir reto até atingir 20 cm de cava.

– Fazer 19 p em cordões de tricô nos 19 pontos centrais, para fazer um acabamento no decote por 2cm. Arrematar.

Frente:

-Fazer igual às costas até a altura das cavas.

-Arrematar 8 pontos, seguir em ponto fantasia até os 5p (tricô) centrais e voltar.

-Diminuir 1p (10x) antes dos 5p de borda para formar o decote.

-Fazer até atingir 22 cm. Arrematar.

-Fazer o outro lado igual, levantando 5p centrais por trás dos 5p trabalhados.

Montagem:

– Costurar as laterais e o ombro.

E essas dicas, que podem ser úteis em alguns casos…..

Dicas sobre tricô

PONTO SOLTO
(propositalmente)
Para soltar um ponto, basta deixá-lo cair da agulha esquerda, sem tricotá-lo.
O ponto solto formará deste modo uma linha furadinha até o final da malha, se tornando um ponto perdido de propósito pela tricoteira.

PONTO PERDIDO
( sem querer )
Para recuperar o ponto perdido é preciso um pouco de cuidado e atenção, ele escapou sem tricotá-lo.
Deve utilizar uma agulha de crochê ou de tricô e segurar o ponto que escapou recolocando na agulha.
O ponto que escapou deslizou por várias carreiras, deve-se  tomar cuidado para que o ponto seja novamente tricotado em trico ou meia.
Procure observar no avesso do trabalho a sucessão dos fios para não inverter sua ordem.

O ponto tricô:
caracteriza-se como um ponto saliente formando ondas
O ponto meia:
caracteriza-se como um ponto liso ou reto.

OBRIGADO A NET, QUE ME POSSIBLITA AJUNTAR TODO ESSE CONTEUDO PARA QUE VCS APRENDAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abreviações mais utilizadas no tricô

p. : Ponto
p.j. : Ponto junto
rem. : Rematar ou rematados
laç. : Laçada
ag. : Agulha
tric. : Tricotar ou tricotados
aum. : Aumentar ou aumentados
dim. : Diminuir ou diminuídos
carr. : Carreira
v. : Vezes
nov. : Novelos
m. : Meia
t. : Tricô
cm : Centímetros
aux. : Auxiliar
de * a * : Repetir o que estiver entre *
tantas vezes quantas forem necessárias

21 comentários em “Apostila de Tricô: A técnica que movimenta o inverno!

    […] de trico, que pode ser muito útil. Caso vc nao seja familriarizado com a tecnica trico, clique AQUI e acesse a apostila de […]

    Maristela disse:
    maio 17, 2010 às 3:40 pm

    Olá!
    Fiquei encantada com a blusa da primeira foto.
    Você tem a receita para me enviar?

    Parabéns pela iniciativa de disponibilizar estes materiais.

    obrigada.

    luci disse:
    maio 28, 2010 às 11:38 am

    Gostaria de receber artigos de polainas para adultos

    Vera Xavier disse:
    julho 17, 2010 às 3:53 pm

    Olá!

    Também fiquei encantada com a blusa da primeira foto.Gostaria de receber receita.

    Parabéns pela disponibilidade.

    vania disse:
    julho 19, 2010 às 7:30 pm

    Olá,

    Gostaria de receber a receita da blusa branca acima. Lindissima!!

    Obrigada!

    Regiane disse:
    julho 21, 2010 às 4:07 pm

    Oi,

    Eu também adorei a primeira blusa e gostaria de receber a receita.

    Parabéns pelo bom gosto!

    Luciana disse:
    julho 24, 2010 às 7:48 pm

    Parabéns!! AQmei a sua iniciativa por incluir as abreviatura, pois stava esquecida para fazer um trabalho.

    Clara Assad disse:
    julho 28, 2010 às 3:05 pm

    Parabéns pelo site. adorei a blusa da primeira foto. Gostaria de receber a receita da mesma, se possível.
    Estou iniciando no trico, tenho muito que aprender ainda, estou com dúvidas em fazer cava nas blusas e não conseguir achar um vídeo explicativo, será que poderiam me ajudar?
    Muito obrigada pela atenção.
    Abraços Clara Assad

    Beth disse:
    abril 28, 2011 às 11:54 am

    Adorei a blusa branca! Vc pode me enviar a receita?
    Obrigada

    katia disse:
    julho 6, 2011 às 11:01 am

    oi gostaria de saber,estou fazendo uma blusa de tricô masculina,comei 100 pontos na barra e aumentei 27,gostaria de como eu faço para arrematar?sendo que meu marido e gordinho

    tereza disse:
    julho 14, 2011 às 8:04 pm

    gostaria de receber receita de casaco feminino[] adulto[[ tambem receita de como se faz cava no casaco…muito obrigado bjsss..

    Cleuza volpato disse:
    setembro 13, 2011 às 2:10 pm

    gostei muito dos seus trabalhos parabéns. caso tenha a receita do ponto abacaxi em trico o qual é trabalhado em golas e possíel enviara apra mim ,fico muito agadecida.Obrigada Cleuza

    Soriana disse:
    setembro 19, 2011 às 8:05 am

    Adoro tricotar mas não consigo fazer o ponto fantasia ou pipoca.

    Aguardo resposta.

    Maria Raque leopoldino tepedino disse:
    junho 23, 2012 às 6:55 pm

    Adorei as receitas do ponto fantasia,eu queria aprender e consegui.Sao lindas as roupas e nao sao dificeis e fazer.Parabéns.

    Maria Thereza Montenegro disse:
    junho 25, 2012 às 10:56 am

    Olá,
    adorei este site, preciso com urgencia de uma receita (como fazer à mão), de um colete de trico feito à mão,(já tenho algum conhecimento dos pontos), masculino, de lã de muita qualidade, vermelha, para fazer para o meu marido ainda neste inverno. (cavas, decotes, diminuir, aumentar, etc.)
    Ele tem 1,74 de altura e pesa 75 kg. Tem 75 anos e não gosta de nada largo na cintura, porisso queria algo mais compridinho e com elasticidade na cintura, para não ficar aquela “coisa larga – solta na cintura”obrigada.
    maria thereza
    mthmontenegro26@yahoo.com.br

    carol disse:
    julho 16, 2012 às 6:40 pm

    amei, mas ñ consegui entender direito a explicação da ilustração dos pontos logo acima.

    MARCIA PENA disse:
    agosto 6, 2012 às 4:55 pm

    adorei a blusa 1 por favor tem a receita?

    fabiana bianchi disse:
    junho 19, 2013 às 2:50 pm

    Boa Tarde
    Como tantas outras pessoas amei a blusa da primeira foto. Gostaria de receber a receita.
    grata

    Arlene disse:
    abril 14, 2015 às 12:06 pm

    Adorei seu blog parabéns !!!!!!

    Regina Martines disse:
    julho 2, 2015 às 6:39 pm

    Gostaria d ereceber a receita da blusa roxinha no meu email regina.martines@hotmail.com. obrigada a blusa é linda.

    Mara Borsoi disse:
    julho 7, 2015 às 5:06 pm

    Também fiquei encantada com a blusa da primeira foto.Gostaria de receber receita.