Como montar um aquário!!!!!!

Postado em Atualizado em

Pensando em todos aqueles que querem montar um aquário, fiz esse post reunindo as melhores dicas colhidas da net para vcs. entao, aproveitem e maos a obra,….

Como montar um aquário

É tão legal quando se diz que tem um animal dentro de casa, pena que em apartamento é muito limitado e o que eu mais quero é um cachorro, de preferência aquele tipo um lobo (esqueci a raça), e ter um peixe também e te rum animal dentro de casa, não é porque ele fica isolado e não produz nenhum tipo de som que devemos deixá-lo de fora dessa lista. Vamos começar a montar nosso aquário?

O que precisa:

  • Um recipiente de vidro redondo ou quadrado com pelo menos 20 cm. de boca.
  • Uma muda de antúrio ou lírio da paz
  • 200 gr de pedrisco
  • 02 pedras com aproximadamente 5cm de diâmetro
  • 01 peixe betta, porque o peixe betta? Saiba mais sobre ele clicando aqui

Mãos a obra:

  • Primeiro, antes de tudo precisamos da higienização, então lave bem com água e sabão neutro o aquário e as pedras. Retire a planta da terra, em sua raiz remova toda a terra e corte deixando apenas 10 cm de raíz.
  • Coloque as pedrinhas no fundo com cuidado, em seguida coloque a muda, encha o aquário de água até a metade e coloque o peixe.

Alimentação:
O peixe deve ser alimentado um dia sim outro não, com a ração própria da espécie. Não é necessário nenhum equipamento para aquário, pois o betta respira oxigênio do ar.

Higienização:
O aquário deverá ser lavado a cada 45 dias.

Claro, como passo final dê um nome para o peixinho ;)

  • Aquário de Água Doce

    • Pode ser de qualquer tamanho
    • Pode-se utilizar água da torneira
    • Fácil manutenção e atinge o equilíbrio rapidamente
    • Os peixes se reproduzem rapidamente
    • As plantas decorativas são baratas
    • As doenças são conhecidas e os seus tratamentos também
    • Baixo custo de montagem e manutenção
  • Aquário de Água Salgada
    • São os mais bonitos, a coloração da água e dos peixes é mais viva, assim como a vegetação, os moluscos, as estrelas, os corais…
    • O aquário deve ter no mínimo 50 litros de água, os peixes precisam de mais oxigênio e não aceitam ficar muito próximos uns dos outros
    • Quando montado com água doce, esta precisa de sais (encontrados em lojas especializadas) e aconselha-se que acrescente um pouco de água salgada para o desenvolvimento de microorganismos
    • Os peixes demoram mais para se reproduzir
    • As suas doenças são pouco conhecidas
    • O custo de montagem e manutenção é mais alto

Geralmente os aquários de água salgada demandam maiores cuidados e gastos.

Todavia nada impede que um iniciante possa montar um aquário de água salgada.

MONTAGEM DO AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE:

  1. Mesmo no aquário de água doce, existem tipos muito diversificados de peixes. Então, faça sua escolha! Exitem maiores, menores, coloridos, etc. porém não deixe de perguntar ao vendedor se as espécies escolhidas “combinam”, pois alguns peixes podem ser mais agressivos e outros mais vulneráveis.
  2. Escolha o tipo de áquário: no mercado, estão disponiveis aquários dos formados mais variados, no entanto tome cuidado com modelos muito “extravagantes”. O tipo mais recomendado é o retangular, pois proporciona uma maior suérfície de contato da água com o ar, facilitando as trocas gasosas; praticidade na instalção de equipamentos como lâmpadas, termostatos e filtros; maior facilidade na execução da limpeza e da manutenção.
    //
    //
  3. Adquira os equipamentos básicos, como: teste de pH (para medir o pH da água); sifão para limpeza; luminária (além de realçar a decoração, a iluminação é fundamental no desenvolvimento das plantas, caso sejam naturais); termostato (controle da temperatura); filtro biológico; bomba de oxigênio, compressor de ar ou bomba submersa; cascalho (para abrigar os microorganismos) plantas ou itens decorativos.
  4. Lave o aquário em água limpa, sem adição de produtos químicos. Coloque as placas de filtro, monte a bomba de acordo com as especificações do fabricante, coloque o cascalho por cima das placas e adicione os objetos de decoração.
  5. A água a ser colocada pode ser até memso da torneira, contudo é necessário que se cloque um produto que retire o cloro da água. Deixar descansando por 48 horas no aquário com a bomba acionada.
  6. As bactérias são essenciais para a vida dos peixes, a sua ausência pode matá-los. Para a sua formação, é necessário que a água descanse por oito dias, com o filtro biológico e a luz instalados e a bomba de circulação acionada. Existem produtos químicos que contém bactérias que se formam em 24 horas.
  7. O pH deve ser medido semanalmente, pois se altera. O idela é que fique em torno de 6,5.
  8. A temperatura deve ser regulada com a temperatura da água de onde os peixes vêm. Dica: antes de retirá-los do saco plástico, dexe-o com uma porção imersa na água do aquário por alguns minutos, evitando assim que o peixe sofra um choque de temperatura.

Pronto! Está montado seu aquário. Agora é só tomar cuidado para não alimentá-los excessivamente e atentar para as trocas de água, que sempre devem ser parciais, ou seja, não retire toda a água do aquário… tire um terço ou metade, e substitua por água limpa (previamente tratada com anticloro e descansada por 48h). Dica; para limpar as paredes internas do aquário existem esponjas específicas disponíveis nos pet shops. Lembre-se de que apesar de não ser muito bonito, é importante que não se retire a “sujeira” de todas as paredes do aquário.

Boa sorte! E não se esqueça de que na internet existem muitos sites com informações sobre raças de peixes, sobre doenças, etc onde é possível trocar muita informação. Pesquisa e paciência são fundamentais!

Fernanda Galindo Acre

Site How to do

FOTOS DE AQUÁRIOS:}




Um comentário em “Como montar um aquário!!!!!!

    karyna disse:
    abril 7, 2011 às 9:53 pm

    adorei todas as dicas, fiquei ainda com uma duvida que gostaria que fosse respondida por email: meus peixes ficam eletricos quando a bombinha de ar esta ligada e ficam calmos e paradinhos quando eu desligo, gostaria de saber quanto tempo ela deve ficar ligada e desligada, se deve ser de tempo em tempo desligada para que eles durmam?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s