Receitas para a ceia de Natal

Postado em

Panetone com musse de vinho do porto

Ingredientes:
4 discos de 1,5 cm de altura, tirados de um panetone de 500 gramas
8 g de gelatina em pó sem sabor
40 g de vinho do Porto para a gelatina
700 g de creme de leite
160 g de vinho do Porto
50 g de água
70 g de açúcar
70 g de gemas ligeiramente batidas

Modo de Preparo:

Numa tigela, dissolva a gelatina nas 40 g de vinho do Porto e reserve. Bata o creme de leite em picos moles e, ao final, incorpore os 160 g de vinho do Porto. Leve ao fogo numa panela a água e o açúcar. Assim que começar a ferver, tempere as gemas e volte ao fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até atingir a temperatura de 90ºC. Coloque essa mistura na batedeira em velocidade alta até esfriar. Em seguida, misture com a gelatina. Deixe esfriar e incorpore, delicadamente, o creme de leite batido. Montagem (veja aqui passo-a-passo): forre a lateral interna de um aro com fita de acetato. Coloque a musse num saco de confeiteiro e distribua um pouco ao redor do aro. Espalhe a musse com uma espátula, fazendo uma fina camada na lateral do aro, de baixo para cima. Coloque uma fatia de panetone no fundo, embebida com calda de açúcar e vinho do Porto. Encha o aro de musse até a metade e coloque por cima outra fatia de panetone embebida com calda. Complete o aro com o restante da musse, nivelando com uma espátula. Em seguida, leve ao congelador por 6 horas (se for rechear os panetones, leve à geladeira por 2 horas). Retire o aro, passe uma geléia de brilho (se preferir, adicione um corante de alimentos) e retire a fita de acetato. Decore com frutas secas e sirva a seguir.

Fonte: Revista Menu

Categoria: Sobremesas: Bolos
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Frio
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 bolos

Preparo das aves de Natal

Especial de Natal
Passo-a-passo: aprenda a fazer peru de Natal
Panetone não pode faltar!
Tudo para você preparar uma ceia inesquecível
O preparo das aves de Natal requer alguns cuidados especiais, mas se você seguir nossas dicas e receitas, o sucesso estará garantido. Faça a sua opção: peru, chester ou tender e comece já a preparar maravilhas.

Peru e chester
Para temperar estas aves, prepare uma marinada e coloque a carne para absorver os aromas durante 24 horas. Retire da marinada e seque com papel absorvente. Reserve o líquido que sobrou da carne para regar enquanto estiver assando. Regue regularmente o assado com a marinada e com os sucos que se formam no fundo da assadeira. No caso do peru pincele manteiga durante o cozimento. Cubra a ave com papel-alumínio durante 1/3 do tempo de cozimento. Asse com o forno em temperatura média e no 1/3 final do cozimento, aumente a temperatura do forno para máxima de modo a dourar por igual. Neste momento, o ideal é trocar a ave para uma assadeira limpa e sem nenhum líquido. Se a ave estiver com recheio, asse por mais alguns minutos para ter certeza de que o recheio irá cozinhar corretamente.

Tempo de cozimento das aves:
O tempo indicado é proporcional ao tamanho da ave. Asse aproximadamente 40min por quilo. Não esqueça de levar em consideração fatores como o tipo de forno e a regulagem do termostato que podem levar mais ou menos tempo de cozimento. Você também pode conferir se a ave esta assada, espetando o peito com uma faca fina. Verifique a cor do líquido que irá escorrer. Se estiver transparente é porque a ave esta no ponto, ou use um termômetro especial para assados que é encontrado em casas especializadas em artigos de cozinha.

Para um molho saboroso:
Retire a ave da assadeira e reserve. Despeje o líquido da assadeira em uma jarra de vidro e aguarde 20 minutos para que a gordura suba à superfície. Elimine a gordura. Coloque novamente a assadeira sobre a chama do fogão e aqueça. Regue com vinho branco para deglaçar (retirar as partículas douradas). Deixe o vinho reduzir e adicione o molho reservado. Ferva por 10 minutos em fogo baixo. Se necessário, adicione um pouco de água ou caldo de frango. Misture um pouco de amido de milho com água fria e coloque no molho para que este engrosse. Coe transferindo para uma panela. Sirva com as fatias da ave.

Dica:
Se gostar, pincele o assado com mel no momento final do cozimento. Isto dará uma bela cor e um sabor levemente adocicado.

Tender
Para um tender saboroso, faça cortes rasos em forma de X do lado do couro. Espete um cravo-da-índia em cada cruzamento dos cortes. Coloque para marinar em suco de laranja por 12 horas. Escorra da marinada. Prepare uma mistura de melado de cana com o suco de laranja da marinada e pincele o tender regularmente durante o tempo em que estiver assando. Siga a técnica do peru, mantendo a carne coberta com papel-alumínio durante o primeiro 1/3 de forno. Use a mesma indicação de tempo utilizada para assar o peru, bem com as dicas para o molho.

Tender à Califórnia
Tradicionalmente é servido com frutas em calda tais como: abacaxi, pêssegos, figos e cerejas. As frutas são aquecidas no molho pouco antes de servir para que não fiquem muito moles e se desmanchem.

Peru festivo

Ingredientes:
1 cebola grande em cubos
3 tabletes de caldo de galinha esfarelados
3 colheres (sopa) de manteiga
1 peru baby de 2 a 2,5 kg
1 colher (sopa) de molho de soja
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
1 maçã verde em cubos

Modo de Preparo:
Misture a maça, a cebola e a uva passa e recheie o peru. Coloque a manteiga em um refratário pequeno e leve-o ao microondas por 1 minuto em potência média, apenas para amolecer. Depois adicione o caldo de galinha esfarelado e o molho de soja. Misture-os bem, formando uma pasta, e besunte o peru. Coloque o peru em um refratário retangular com o peito voltado para baixo.

Leve-o ao microondas por 45 minutos em potência média. Vire-o e besunte-o novamente com a pasta. Devolva-o ao forno, depois de protegê-lo nas asas e coxas com papel-alumínio. Asse-o por mais 45 minutos em potência média, regando-o de vez em quando com molho que se formar no refratário. Sirva com arroz com castanha-do-pará.

Categoria: Aves
Temperatura: Quente
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 8 a 10 porções

Torta cremosa de arroz

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
3 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 cenouras médias cortadas em pedaços pequenos
1 ovo batido
4 colheres (sopa) de salsinha
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave o arroz, coloque-o sobre uma peneira e deixe escorrer. Aqueça o óleo em uma panela grande e junte a cebola e o alho. Frite, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até ficar levemente dourado. Adicione o arroz e refogue, mexendo sem parar, por 4 minutos, ou até ficar brilhante. Junte o leite, o sal e misture. Cozinhe, mexendo de vez em quando, e assim que ferver, reduza o fogo e tampe parcialmente a panela. Cozinhe por mais 35 minutos, ou até o arroz ficar macio. Retire e misture 3 colheres (sopa) de queijo ralado. Disponha o arroz em um refratário com 20 cm de diâmetro e reserve. Cobertura: coloque as cenouras em uma panela, cubra com água e coloque o sal. Leve ao fogo por 20 minutos, ou até a cenoura ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e transfira a cenoura para uma tigela. Amasse-a com um garfo e misture o ovo e a salsinha. Distribua sobre o arroz e salpique o queijo ralado restante. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva bem quente.

Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: Torta, pizzas e pães
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Quente
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1 hora e 25 min + o tempo de forno
Rendimento: 6 porções

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s